Rick and Morty é uma série animada criada por Justin Roiland e Dan Harmon que teve sua estreia em 2013 no Adult Swin, agora as duas primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix. A série é um prato cheio de referências à cultura pop, filosofia, ficção científica, com uma pitada de assuntos polêmicos e nonsence.

Só por isso já valeria a curiosidade para te fazer assistir a série mas, se mesmo assim ainda não te convenci, aí vão 5 motivos para assistir Rick and Morty:

5 motivos para assistir Rick and Morty
Rick e Morty chegando no universo do interior da bateria da sua nave.
  1. Rick and Morty é inspirado no Doc e Marty McFly:

O piloto da série foi feito pelo Justin Roiland, um dos criadores da série, e inspirado pela trilogia De volta para o futuro. O piloto foi vendido por Justin Roiland e Dan Harmon (co criador da série) à Adult Swin, canal gringo especializado em conteúdo para jovens e adultos.

Algumas mudanças foram feitas até chegar a série que conhecemos hoje, por questão de direitos autorais, ela não poderia chamar-se de Doc and Marthi, e também foi adicionado o parentesco entre os personagens principais, assim o enredo teria o background da família, o que estreitaria o laço entre eles e enriqueceria a série.

Tudo começa com a história de Rick, um cientista em crise existencial que cria uma arma de portais interdimensionais e Morty, seu neto pré-adolescente, que viajam por realidades alternativas, não no tempo, como o próprio Rick da ênfase.

2. Rick and Morty é um bombardeio de referências:

  • A origem;
  • A hora do pesadelo;
  • Total recall e O Vingador do Futuro, ambos estrelados por Arnold Schwarzenegger;
  • Jurassic Park;
  • Uma noite de crimes;
  • Game of Thrones;
  • Westworld;
  • Vingadores;
  • Guardiões da Galáxia;
  • Mad  Max.

A lista é vasta, e ainda não citei nem a metade…

Episódio que faz referência de Total Recall

3. Não é viagem no tempo, é no multiverso:

O multiverso é um conceito muito comum em ficção científica, ele explora a existência de várias realidades alternativas à nossa. Na série, Rick usa a ‘portal gun’ como transporte para essas realidades, e elas variam de mundos feitos de monstros de Cronenberg (famoso diretor de ficções científicas, como A mosca), até mundos feitos por bundas, isso mesmo que você leu, Butt World.

Bem-vindo ao Butt World. O que dizer, não é mesmo?

4. Do non-sense à filosofia:

Rick and Morty consegue ser tão abrangente nos temas que aborda, que vai das piadas non-sense do Rick até  as maiores questões existenciais, são vários conceitos abordados: entre os existencialismo, niilismo e o absurdismo. Para se aprofundar mais nas vertentes filosóficas abordadas na série, sugiro esse link.

Enquanto Rick utiliza a ciência para tentar explicar o universo que o rodeia, e falha ao tentar racionalizar a própria existência. Morty, por outro lado, é mais existencialista, acreditando que a humanidade é, de certa forma, o ponto de partida.

5 motivos para assistir Rick and Morty
Rick apresentando o multiverso ao Morty.

5. É de ficção científica:

Se você é nerd, como nós aqui da Amarelo, também curti uma ficção científica! Os conceitos científicos são utilizados de forma mais rasa para justificar as histórias, mas podem dar uma luz para quem ainda tem dificuldade em compreendê-los. Em um episódio, por exemplo, o foco é a possibilidade de tornar Plutão um planeta novamente, em outro, Rick, Morty e a irmã mais velha dele, Summer, se veem presos em um experimento bem semelhante ao Gato de Schrödinger, desenvolvido pelo físico Erwin Schrödinger na década de 1930.

  • Sei não, vou esperar um pouco o hype.. ter umas temporadas ruins pra eu começar a ver