No gênero ação, poucas sagas são tão bem-sucedidas na tela dos videogames como Uncharted. Desde 2007, mais de 40 milhões de cópias já foram vendidas, cinco jogos principais foram lançados com um enredo que mistura aventura e ação em dose certa.

Não é coincidência que o Uncharted, há quase uma década, é alvo da Sony para uma adaptação ao cinema. Para sorte dos fãs, o projeto finalmente vai sair do papel. A novidade foi confirmada no início de agosto, e conta com diretor e ator protagonista já definidos. Shawn Levy, canadense que se destacou em sucessos como Stranger Things e Uma Noite no Museu, dirigirá o filme com Tom Holland (Homem-Aranha) na pele de Nathan Drake.

Apesar das novas notícias sobre o filme, o elenco completo ainda não foi anunciado e não há uma data de lançamento prevista. No entanto, Levy afirmou que o Uncharted será o seu próximo filme como diretor a ser lançado e que no momento já há um roteiro sólido para o longa.

A Sony (responsável pela produção) também já confirmou que Charles Roven, Avi Arad, Alex Gartner e Ari Arad serão os produtores. “Temos Holland, e a produção agora está sujeita à programação e adição do restante do elenco. Mas vou dizer que, no momento, é o (filme) mais próximo no horizonte e estou muito animado em fazer”, afirmou Levy.

A escolha de Holland, de 22 anos, como protagonista é uma estratégia da Sony de contar a trajetória de Nathan quando ele ainda era bem jovem — ou seja, a história desse filme não vai cruzar diretamente com o roteiro de nenhuma das cinco grandes versões dos games lançados pela Naughty Dog.

Nathan foi o protagonista das quatro primeiras edições do Uncharted lançadas para PlayStation 3 e/ou 4. A última com ele de personagem principal foi lançada em 2016, chamada de “A Thief’s End”. No ano passado, a Naughty Dog lançou a versão mais recente do game, dessa vez ancorada pela personagem Chloe Frazer.

Sobre os coadjuvantes do filme, o principal até o momento é o icônico e carismático Victor Sullivan, que é importante em boa parte dos jogos da saga. Além dele, é possível que Sam Drake (irmão de Nathan) também apareça.

Enquanto ainda não há a confirmação oficial de quem será Sullivan, o programa The Hashtag Show afirma que Bryan Cranston (Walter White em Breaking Bad) é cotado para ter um papel relevante no filme — porém, ainda não há pistas se ele poderá ser Sullivan ou algum vilão do longa.

Quem é fã de Uncharted já teve o primeiro gostinho de como será a adaptação ao cinema. Em julho, o diretor Allan Ungar postou um curta feito pelos fãs com Nathan Fillion na pele de Nathan.

A produção, que não tem nada a ver com a organizada pela Sony, contou com Sullivan e Elena Fisher como os principais coadjuvantes. O curta agradou bastante os fãs do game e até mesmo Levy fez comentários produtivos.

Essa não é a primeira vez que um grande sucesso da Naughty Dog é associado ao cinema. Durante muitos anos o roteiro de The Last of Us foi cogitado para as telonas, com o diretor criativo da empresa, Neil Druckmann, como um dos escritores do roteiro.

Druckmann que, aliás, não está muito animado com o fato de Uncharted passar por uma adaptação. “A gente ficava animado com isso e estupefato com o fato de que Hollywood estava olhando direto para nós, mas com o passar do tempo a gente deixa de ficar animado com isso, pois já contamos a história de maneira cinematográfica nos videogames”, afirmou o produtor em fevereiro deste ano.

Ainda é cedo para criar muitas expectativas sobre o filme, e só o tempo dirá se as preocupações de Druckmann sobre a adaptação realmente irão se confirmar. Por enquanto, as primeiras notícias são animadoras e Levy terá uma chance de ouro de dar vida a saga de Nathan antes da história que envolve o enredo dos games.

‘Uncharted’ ainda não possui data de lançamento.