A Pantone Color Institute lançou alguns dias atrás a cor de 2018, a ULTRA VIOLET – PANTONE 18-3838. Criativa e imaginativa, Ultra Violet ilumina o caminho daquilo que ainda está por vir e traz, historicamente, uma qualidade mística e espiritual.

E como tudo que é lançado, a internet ficou um pouco dividida entre quem amou e quem odiou o tom. Para algumas pessoas da área de design de interiores, a polêmica bateu ainda mais atravessada: o roxo vibrante não é fácil de encaixar na decoração. O que pode ser um ótimo ponto para trabalhar a criatividade.

No design gráfico o violeta é composto pela combinação proporcional entre o vermelho e o azul. O violeta é também a cor que simboliza o equilíbrio entre a matéria e o espírito, a terra e o céu, os sentimentos e a razão. Essa cor é muito usada em projetos visuais  ligados geralmente a área da saúde física, mental e espiritual justamente por todo significado atribuído ao violeta, e é aí que podemos ter um ponto de mudança em nossos projetos gráficos.

Teremos a oportunidade mais que conceitual de aplicar essas cores em outros projetos criativos sem precisar estar diretamente ligado a áreas da saúde. Podemos trabalhar nossa  criatividade e aplicar o conceito da cor para que o conceito seja a voz principal do projeto. Sabendo que o violeta apresenta todo esse sentimento espiritual, a cor traz uma proposta de conexão com o futuro, com o novo, com o desejo de perseguir um mundo que está além do nosso.

Em questões gráficas, as cores complementares e análogas compõem bem a construção de peças gráficas, trazendo sofisticação e modernidade aos layouts. Combinações análogas são cores que são adjacentes umas às outras no círculo cromático. O efeito principal é de transmitir sensação agradável, calmante. Cores complementares, conhecidas como suplementares ou contrastantes, são as cores que ficam em lados opostos no círculo cromático. A combinação entre elas surte efeito energizante e vívido.

A grande vantagem aqui são as excelentes combinações de cores análogas que o Ultra Violet proporciona, sem contar que o Amarelo é a cor complementar, podendo dar destaques em pontos específicos na sua criação.

Estamos muito acostumados a reproduzir padrões, inclusive nos projetos gráficos. Sempre usamos alguns atalhos para criar projetos visuais como o violeta para projetos mais sensíveis, verde para produtos naturais e assim por diante. Devemos evoluir sempre e fugir dessas zonas de conforto e o Ultra Violet além de ser uma cor que abre esse caminho trás esse conceito de novo, de Cosmos, de evolução.

Vamos deixar aqui alguns ótimos projetos para te inspirar que utilizam Ultra Violet, cores complementares e outras teorias da cor para compor o seu visual.

Que venha 2018, cheio de Ultra Violet e cheio de novos caminhos.

  • NUbank vai curtir isso

  • Lívia Ferreira

    Já pode adotar em tudo? <3