Vem cá, vamos conversar? Ando vendo por aí empreendedores alardeando suas fotos de reuniões com parceiros, eventos e festas glamorosas, o quanto é importante pensar e tomar as decisões por si mesmo, sobre ser inovador e criativo o tempo todo, ser produtivo e nunca procrastinar…E sinceramente, isso tem me incomodado bastante, porque, afinal, não é isso que eu tenho vivido no último ano.

Veja bem, empreender é sim ter parceiros e clientes incríveis, que acreditam no seu trabalho, mas também é ter clientes que pechincham até o último centavo, que não dão o feedback necessário para dar segmento ao projeto e te cobram se você não entrega no prazo, mesmo sem ter falado sobre isso.

Empreender é um caminho de você consigo mesmo, é aprender a estar bem com a sua solidão e que isso faz parte do processo. E as vezes (ou sempre) também é lidar com a falta de compreensão dos seus familiares com relação aos seus horários de trabalho pouco usuais. É ser interrompido naquele feriadão que você precisa colocar os trabalhos em dia, mesmo com visitas em casa. É sobre ficar doente, ficar de repouso e, mesmo assim, se sentir culpado porque não está trabalhando.

Empreender é sobre “segurar as pontas” enquanto os boletos estão atrasando, e ainda precisar se manter criativo e entregando todos os projetos, sempre dando o melhor de si. Então antes de entrar nessa onda de “trilhe seu próprio caminho e seja um empreendedor de sucesso”, saiba que é muito importante manter os pés no chão com relação a grana, administração, gestão de tempo, clientes não tão legais e etc.

Então, caro colega, quero que saiba que não estou aqui para jogar aquele balde de água fria nas suas ambições. Estou aqui para te dizer que vai ser difícil, muito difícil, mesmo que a sua ideia de negócio seja incrível e inovadora. Que tudo que você anda vendo por aí nas redes sociais dos “empreendedores de sucesso” é uma parcela ínfima do que é empreender de verdade…E quando as coisas não estiverem caminhando como você espera, tenha em mente que é uma fase e mais importante, que “ter sucesso” é um conceito individual. O que eu ambiciono para mim pode ser diferente do que você ambiciona para si, e tá tudo certo…

  • Show de bola! Adorei o texto <3

    Empreender é muito mais do que esse burburinho, e exige muito mais sacrifício do que fazem parecer…

  • Jordana Lima

    Excelente artigo! Empreender é duro, exige dedicação e suor, mas vale muito a pena! 😉