“Your Name” (Kimi No Na Wa) entra na lista de animes que você precisa ter visto na sua vida, como: Akira, Ghost in the Shell, A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro e finalmente Jardim das Palavras de Makoto Shinkai.

Makoto Shinkai é um aficionados por anime e cinema oriental. O diretor japonês tem em seu currículo filmes como Jardim das Palavras e 5 Centímetros por Segundo (ambos disponíveis na Netflix) e recentemente lançou “Your Name” uma OBRA a parte que falaremos (com um pouco de spoiler) agora.

Os personagens

“Your Name” conta a história de dois jovens: Mitsuha, uma estudante tímida, de poucos amigos que vive em um pequeno vilarejo chamado Itomori no interior do Japão junto de sua avó e de sua irmã caçula;

Taki, um rapaz independente que estuda no segundo ano e trabalha como garçom em um restaurante na movimentada Tóquio.

A vida de Mitsuha e Taki se entrelaçam quando eles começam a ter sonhos estranhos em que estão dentro do corpo um do outro e a viver as suas respectivas vidas devido a passagem de um cometa na Terra.

Os personagens passam a se conhecer melhor durante o anime e esse sentimento de conhecer o próximo é repassado para o espectador também. Não ficamos com aquele sentimento de estarmos perdidos durante a história, porque também fazemos parte da história quando vamos acompanhando as conversas de Mitsuha e Taki.

Automaticamente ao longo do anime nós já temos uma relação com cada um e inevitável você não se emocionar em determinadas situações.

Japão contemporâneo e tradicional

“Your Name” pode ser classificado como um anime do gênero Slice of Life, pois apresenta de forma muito bem construída aspectos da rotina dos personagens, desde o momento em que acordam, as refeições, a escola, o trabalho, etc.

Enquanto temos Mitsuha mostrando o lado tradicional do Japão, com todas os costumes, paisagens e rotinas orientais. A família de Mitsuha é bastante tradicional, funcionando como uma “porta de entrada” no filme para apresentar algumas das maravilhosas tradições japonesas, que ainda são muitos comuns nas áreas rurais do país.

Durante o filme também somos apresentados ao ritual do Kuchikamisake é um bom exemplo, que consiste num dos métodos de produção de sakê mais antigos da história!

Taki tem seu agitado estilo de vida em Tóquio, mostrando a rotina dos japoneses que vivem na grande metrópole. Somos abarrotados de informação durante a parte de mostra a vida de Taki em Tóquio, muito transporte público, bicicletas, cafés, compromissos, celulares e aos poucos, no desenrolar da trama, vamos conhecendo como os jovens japoneses contemporâneos vivem o seu dia a dia, seja na escola ou no trabalho.

Tudo isso pode parecer clichê e ja conhecido dentro dos animes atuais, mas o diretor Makoto Shinkai conduz o filme com alguns plot-twists bem interessantes, fazendo com que um plot que a primeira vista parece ser bem básico se torne uma obra única.

Nos primeiros 5 minutos o anime já irá te conquistar visualmente. A delicadeza e suavidade dos traços, juntamente com o conjunto de cores, luzes e sombras, ajuda a construir um sentimento único em relação ao anime. A beleza está nos pequenos detalhes em Your Name, seja na gota de chuva que cai numa poça d’água ou nas mãos de Taki ao usar o celular. Cada traço é rico.

O diretor já é conhecido por criar obras de arte, assim como fez em “O jardim das Palavras” que é um anime que você TAMBÉM precisa ver. E o melhor, tem na Netflix. 🙂

Your Name arrecadou cerca de US$ 355 milhões durante o seu primeiro ano de exibição ao redor do mundo. Este filme assumiu o título de quarto mais rentável da história do Japão, ficando atrás apenas de FrozenTitanic A Viagem de Chihiro. O filme já foi indicado para dezenas de premiações e ganhou muitos prêmios, como o Festival Internacional de Tóquio, o Sitges Film Festival (Festival Internacional de Cinema da Catalunha), o Asian Film Awards, entre vários outros.

Então se você Amareloca está procurando algo para ver na Netflix, deixamos essa dica aqui para você. Além de se apaixonar pelo visual do filme, temos certeza que você vai se divertir nessas poucas horas de filme e sair com um coração um pouquinho mais leve.

Your Name já está disponível na Netflix e depois de ver, conta pra gente o que achou. 🙂