Seja em filmes e séries, na publicidade ou mesmo ao contar um caso infame para suas amigas, o storytelling sempre fez parte da nossa vida. Assim como a cada filme, série e animação nossos olhos se ajustam aos efeitos especiais, nosso cérebro também acostuma com roteiros e suas tramas. Isso nos torna mais sedentos e exigentes por boas produções e fica até difícil baixar nossos padrões para encarar uma produção “mais ou menos” depois assistir uma boa série.

Estamos errados? Não, a meta é evoluirmos nas estórias, nas tramas, nos efeitos e nos personagens. Depois que atingirmos essa meta, vamos dobrar a meta, porque o canal/produtora que não fazer isso, acaba colhendo fracassos.

Pensando nisso, viemos te apresentar o canal “Just Write”, que faz análises do storytelling de grandes produções. A ideia de Sage Hyden, criador do canal, é criar um mentalidade criativa que vai além de plot twists e observar toda a obra e como tudo se encaixa dentro do roteiro. São ótimos estudos para os criativos, pois examina como pontos negativos e positivos de uma produção influenciam no modo como captamos a estória.

No vídeo abaixo ele analisa, através do maravilhoso Avatar: A Lenda de Aang, como os conflitos do passado dos heróis podem e a maior parte das vezes devem afetar o presente. Se escrito da maneira correta então…. 5 estrelinhas para a produção!

Avatar: The Last Airbender — How To Write A Compelling Backstory

As análises continuam por muitos temas e produções, como “O que escritores podem aprender em Mulher Maravilha”, “Ficção Distópica: como uma estória pode transformar sua mente” e “Como o CGI transformou o storytelling de animações”.

Curtiu? Então assista aos vídeos com caderninho na mão e conta para nós quais as últimas produções que você assistiu que arrasaram no roteiro!